* Por Renata Lapetina em 05 de setembro de 2016
VOCÊ É MULTIPOTENCIAL?
Algumas pessoas gostam de muitas coisas. Mas vivem buscando sua grande e única paixão. Aquela que vai bastar, que vai fazer com que todas as outras percam a graça e não seja mais preciso procurar.
Você é uma delas?
Eu já fui. Buscava aquela carreira, atividade, assunto, que fosse me fazer feliz pra sempre. Como em um conto de fadas. No fim da história, eu encontraria a carreira encantada, a paixão mais estimulante, as atividades mais legais e desafiadoras.
Mas nunca encontrei essa grande paixão. Simplesmente, porque ela não existe. Diferente do que eu imaginava e queria, não nasci para ter uma só paixão. Minha necessidade de aprender coisas novas é maior que a vontade de escolher um caminho só.
E se o seu diferencial nesse mundo também for ter várias paixões? Se a sua maior qualidade é ter muitos interesses e habilidades diferentes? E se você não nasceu pra estar dentro da caixa, você está aqui pra ser diferente e ir atrás de muitos sonhos?
Ser multipotencial significa que você vai gostar de muitas coisas mesmo, e que você não vai conseguir escolher uma só. Significa que você ama aprender e quer novas experências. Se você é multipotencial, você é criativo, curioso e tem coragem de ser sempre o iniciante. Você é super adaptável, tem uma bagagem cheia de experiências diferentes, tem uma visão mais geral das situações e, por isso, sempre encontra soluções onde os outros só veem problemas.
Mas como em quase tudo na vida, junto com todas essas coisas incríveis, a multipotencialidade tem seu lado negativo.
O problema é que, nesse mundo de especialistas, pós-graduados, MBA’s e PhD’s, o multipotencial está sempre tentando se encaixar. Só que sua essência não tem nada a ver com esse caminho tradicional de escolher uma única área e se especializar cada vez mais. Por isso, você se sente deslocado. Como escolher entre todas as suas paixões, já que são tantas? E se fizer a escolha errada? Se parar de gostar disso daqui a algum tempo? E se você se arrepender? Tudo que estudou sobre aquele outro assunto, foi tempo perdido?
Ao tentar ser quem não é e seguir aquele velho roteiro de sempre, o multipotencial perde sua essência e alegria de viver.
A multipotencialidade também tem outra armadilha: a paralisia por análise. Como você é multi apaixonado e é bom em muitas coisas, fica difícil escolher uma faculdade, uma profissão, um projeto ou um único sonho. Por causa disso, você paralisa e não escolhe nada. E essa paralisia é a sua maior inimiga, pois é ela que te impede de ir atrás dos seus projetos e sonhos.
Barbara Sher diz que, para os multipotenciais, o mundo é como uma grande loja de doces, mas eles estão morrendo de fome dentro dessa loja. Eles acreditam que só podem seguir um caminho, mas querem todos. Se se forçam a escolher, ficam insatisfeitos para sempre. Mas, em geral, os multipotenciais acabam não escolhendo nada.
Por isso, você precisa perceber que, quando escolhe batalhar por um projeto, um sonho ou quando começa um trabalho novo, não está abrindo mão das outras coisas que quer fazer. Você está apenas priorizando um dos caminhos, naquele momento, mas isso não impede que vá fundo em outras opções mais pra frente. A vida é feita de escolhas, e decidimos onde colocamos nossa energia. Mas nada é definitivo e, com planejamento, autoconhecimento e consciência você pode realizar tudo que quer.
Então, se você é multipotencial, se livre desse sistema encaixotado, aceite quem você é e abrace sua multipotencialidade! Quem sabe aonde isso vai te levar? O mundo só tem a ganhar com tudo isso que você tem a oferecer!
Imagens: Visual Hunt , Google, Google, Google.
Renata Lapetina é multipotencial de carteirinha: escritora, coach, criadora de conteúdo, internacionalista, apaixonada por línguas, culturas, histórias e desenvolvimento pessoal. Em seu projeto Multipotenciais.com.br, compartilha conhecimentos e ferramentas para que multi apaixonados possam abraçar suas muitas paixões e desenvolver todos seus talentos. Conheça mais sobre seu trabalho AQUI e AQUI!
"Eu sou uma buscadora, dando meus passos no universo. Tentando entender, tentando digerir a vida. Eu não quero parar até encontrar de fato tudo o que venho buscando: dar todo o meu amor!"
– Autor desconhecido
Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.
1 comentário. Deixe novo
Caraca! Hoje….finalmente descobri que sou uma multipotencial! Graças ao seu artigo! Muito feliz, pois já estava em crise: meta, sonho…..oi?! Tenho várias possibilidades… .porque tenho que escolher uma? Não tenho não! Eu sou multi!