* Por Julia Queiroz em 25 de abril de 2016
Vivemos em um mundo complicado e não está fácil ultimamente. O mundo todo está vivendo um caos! Um caos de economia, de ecologia, de humanidade, de felicidade. Podemos tentar ver menos as notícias, nos isolar, ignorar, mas as novidades ruins não batem na porta, entram sem nem pedir autorização. É o aumento de casos de doenças, guerras, refugiados, criminalidade, radicais religiosos, machismo, escravidão, clima alterado, sistema de trabalho antigo…. São tantas coisas acontecendo, como ser feliz neste cenário?
E por que eu estou escrevendo tudo isso? Para te desanimar? Para perceber que tudo está perdido? De jeito nenhum! A ideia é completamente o contrário!
Tudo que eu escrevi aqui, não é novidade para ninguém. Esse texto é para as pessoas que estão conscientes de tudo isso que está acontecendo e sentem dificuldade de serem felizes.
A minha vida não é tão longa assim, mas eu nunca tinha visto tanta gente buscando essa tal felicidade e tanta gente sofrendo porque não a encontra. Então gostaria de deixar aqui a minha visão do que é a felicidade.
A felicidade não é constante!
A tal felicidade talvez nem exista!
O que existe são pessoas que sabem criar momentos felizes!
E é muito fácil criar um momento feliz quando você ganha na loteria, quando seu filho nasce, quando você se reúne com a sua família em um almoço de domingo, quando você viaja para aquele lugar que você sempre sonhou… mas e o resto? O resto da sua vida que não tem momentos assim tão especiais. No dia-a-dia, na rotina, nos problemas, nesse mundo caótico, como vamos criar momentos felizes? Essa é a grande pergunta!
E a grande resposta é: Você terá que mudar a sua mentalidade!
Você terá que perceber momentos felizes onde nunca os enxergou. Você terá que mudar a sua visão, a sua maneira de olhar as coisas, a sua interpretação! Só vai conseguir ser feliz quem encontrar no meio de tantas dificuldades motivos pequenos para criar momentos felizes! E isso requer tempo e prática, mas qualquer um pode fazer independente da sua vida.
E você pode pensar: “Seria mais fácil encontrar momentos de felicidade se a minha vida fosse diferente!”. Se você acha que mudar de vida trará mais momentos felizes, mude! Planeje a sua mudança! Maaaaas não deixe de encontrar momentos felizes na sua atual situação, por mais difícil que possa parecer. Isso que vai te ajudar a seguir em frente.
Com o tempo os seus momentos felizes vão se tornar mais simples: tomar aquele café quentinho no frio, ouvir os passarinhos cantando pela manhã, ver aquele gesto de gentileza, ouvir a sua música favorita na rádio, encontrar alguém que você não vê há muito tempo por acaso.. qualquer coisa pode ser um momento feliz!
E como a felicidade não é constante, a tristeza também virá! Ser positivo e ver a felicidade em pequenas coisas não impede que a tristeza apareça. Não adianta ignorá-la. A tristeza, às vezes, tem que ser sentida e ela irá embora assim como chegou.
Por isso, que eu acho importante saber que nunca vamos ser completamente felizes, que é impossível ser 100% do tempo feliz. Que nenhuma mudança significativa na sua vida (ser rico, casar, ter filhos, emprego dos sonhos, etc) vai fazer com que você seja completamente feliz. Treinar a sua mente para que veja mais momentos felizes que tristes durante toda a sua vida, seja ela qual for, é o que vai fazer a diferença.
E ser feliz em um mundo que parece injusto, não é egoísmo, porque exatamente o que falta é gente feliz!Quando você decide ser mais feliz, você tem o poder de contagiar outras pessoas, tem mais esperança, busca mudanças e de cria momentos felizes para todos! Ninguém quer ser feliz sozinho, a felicidade foi feita para ser compartilhada, distribuída e ensinada! Como uma cadeia do bem, que faz pessoas abrirem os olhos e verem cor em um mundo que sempre enxergaram cinza.
Então crie seus momentos de felicidade! Por você, pelas pessoas que estão a sua volta e pelo mundo!
Imagens: Nhoj Leunamme == Jhon Emmanuel via VisualHunt / CC BY-NC-ND , _Hadock_ via VisualHunt.com / CC BY-NC-ND , arquivo pessoal.
Julia Queiroz percebeu que não se encaixava com a vida louca de uma cidade grande. Saiu por ai para se encontrar e continua nessa busca. Gosta de viajar, estar em contato com a natureza, aprender coisas novas e discussões saudáveis. Tem dificuldade para compreender a complexidade do mundo ao mesmo tempo que faz a sua parte para tentar mudar ele para melhor. Percebeu que decidir mudar e viver em outro país tem seu lado difícil, então resolveu ajudar quem está na mesma situação no site Tempo de Migrar, através de reflexões e dicas práticas.
"Eu sou uma buscadora, dando meus passos no universo. Tentando entender, tentando digerir a vida. Eu não quero parar até encontrar de fato tudo o que venho buscando: dar todo o meu amor!"
– Autor desconhecido
Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.