Já faz um bom tempo que quase todos os dias recebo um e-mail ou mensagem de alguém me perguntando que formação em coach eu recomendo. As pessoas nunca gostam da minha resposta, então já digo que eu não sou a pessoa a quem perguntar se você está buscando uma resposta fácil.
Porque eu percebo que as pessoas têm tomado este como um caminho fácil. Ah, não preciso me formar na faculdade, faço uma formação boa e já é, viro coach.
Só que não! Este mercado está extremamente saturado e tem coach sobrando pelo ladrão sem nenhum coachee querendo nem de graça! As tais “formações” chegam a custar 6 mil reais e se transformaram em verdadeiros caça-níqueis, desrespeitando e desumanamente brincando com os sonhos das pessoas, ganhando muito dinheiro com isso, é claro!
Várias das pessoas que não conseguiram fazer transformações em suas próprias vidas ou aplicar os conhecimentos, decidiram “encontrar propósito” ensinando os outros a fazê-lo. Só que, gente, cadê a capacitação para isso? Formação é uma coisa, capacitação é outra.
Portanto, se você está perdido em qualquer que seja a área, recorrer a um coach é o mesmo que pedir para um ateu lhe falar sobre Deus. Ele pode filosofar inteligentemente, usar os melhores argumentos, conhecer todas as teorias e ferramentas, mas ele não pode lhe falar sobre Deus porque ele não tem a EXPERIÊNCIA de Deus, que não é apenas racional e sim vivencial.
E você já percebeu que todo novo conhecimento que adquirimos só se consolida quando temos uma experiência que o confirma/prova/atesta? Quando lemos sobre conhecimentos com os quais não temos experiências, a informação passa em branco ou logo se esquece… Isso explica porque às vezes você lê um livro e ele não capta a sua atenção, e, anos depois, o mesmo livro passa a fazer TODO o sentido. O que deu sentido a informação? A sua experiência com ela.
Mas, principalmente, eu considero um ótimo coach toda e qualquer pessoa que tenha uma ampla gama de experiências de vida, e, portanto, amplitude de visão. Ou seja, para ser um BOM COACH, a formação é o de menos, na minha opinião. É claro que você precisa de uma metodologia e de ferramentas para trabalhar, e que alguns cursos são certamente melhores que outros, mas seu você não tiver a parte mais importante da equação (experiência) será apenas um mais um grande papagaio do conhecimento, como grande parte do mercado. Ainda por cima, você se sentirá uma patética fraude… e todo aquele propósito que genuinamente desejava vai virar sua maldição.
Como vocês podem perceber, eu nunca usei este título. Nunca foi necessário! Nem uma só vez nessa vida alguém me perguntou: mas peraí, qual é a sua formação? Por que? Porque experiência é a única sabedoria incontestável. Se a gente basear nosso trabalho em lindas teorias, sempre haverá um safadinho doido para “nos desbancar”. Se a gente basear nosso trabalho nas nossas experiências verdadeiras, ele é sólido e incontestável. Apesar de ter um certificado pelo Instituto de Heart Math nos Estados Unidos, juro que estou disposta a encarar uma formação no Brasil, só para ter uma específica a recomendar (já que só recomendo o que eu mesma constato!). Se você botar sua mão no fogo por uma delas, deixe um comentário abaixo deste texto, por favor!
Enquanto isso não acontece, eis a minha grande recomendação:
PRESCRIÇÃO PARA COACH WANNA-BE:
De cunho prático: aprenda inglês e faça o melhor esforço possível para beber direto das fontes de sabedoria (no caso de autores gringos!). Não fique acreditando na sopa da sopa da sopa.
De cunho ainda mais prático: A vida é a melhor referência. Se você quer que o seu trabalho seja único e impossível de copiar, VIVA intensamente, coloque-se em situações inusitadas, arrisque como nem todos fazem, viaje, faça bons cursos pelo mundo (não necessariamente formações de coaching), amplie suas redes de contato, jogue-se em situações desconfortáveis, livre-se dos seus preconceitos, tenha coragem de ousar, torne-se quem você é, seja autêntico, confie no seu coração. Se é inevitável sofrer, que seja consciente e utilmente. É assim que você terá recursos para ajudar o próximo que estiver amargando naquilo que, para você, virou passado. É assim que todo o conhecimento adquirido vai fazer sentido! Qualquer formação que você fizer após isso vai estar valendo… mesmo porque não é qualquer uma que vai passar pelo seu crivo.
"Eu sou uma buscadora, dando meus passos no universo. Tentando entender, tentando digerir a vida. Eu não quero parar até encontrar de fato tudo o que venho buscando: dar todo o meu amor!"
– Autor desconhecido
Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.