“É isso aí, só não pode deixar a peteca cair. ” Quem nunca ouviu esse ditado? Longe de mim querer falar mal dele, eu tô bem ligada das intenções positivas deste conselho, mas realmente, será que o melhor que temos a fazer é nunca deixar a peteca cair? E se deixar a peteca cair for justamente o que você tá precisando pra alcançar o sucesso naquilo que você está buscando?
Recentemente eu tive uma queda emocional onde pensei em jogar tudo pro alto com relação ao meu trabalho com a fotografia. Depois de muito chorar e de passar dias enfiada na cama sem querer sair, fiz uma análise interna do que estava acontecendo. Percebi que, na verdade, eu só estava deprê daquele jeito porque me vi trabalhando demais e não sendo bem recompensada por isso como que eu achava que deveria.
E tcharam… eis aí o X da questão! Você pode não entender bem o valor desta descoberta, mas todo mundo que um dia já teve – ou ainda tem – medo de cobrar pelo seu trabalho com certeza me compreenderá: eu finalmente, depois de muito trabalhar praticamente de graça para os outros, me revoltei com essa parada toda! Foi preciso perder cerca de 100 fotos que eu já havia finalizado e ter que refazê-las desde o início, para eu perceber o quanto meu trabalho é árduo e o quanto de tempo, energia e dinheiro ele me consome! Eu finalmente consegui valorizar o meu trabalho, com uma convicção e uma certeza tão grande que eu jamais achei que conseguiria!
O fato é que perder todas aquelas fotos me fez entrar num nível de stress tão grande, que era justamente o que eu precisava para valorizar o meu trabalho de uma vez por todas. Assim como entrar em depressão há alguns anos atrás era justamente o que eu precisava pra conhecer um mundo de coisas/lugares/pessoas novas que eu não teria procurado caso não tivesse caído no buraco.
Por isso te pergunto: será mesmo que não podemos deixar a peteca cair? Será que o momento ruim pelo qual você está passando não é exatamente o que você precisa passar pra dar um dos melhores passos da sua vida? Será que ao invés de ficar se controlando internamente para não desabar num vale de emoções negativas, não seria exatamente isso que você deveria fazer?
As pessoas nos dizem para ficar bem, para enxugar as lágrimas e levantar a cabeça. E tudo bem, elas estão certas… mas façamos isso no nosso tempo! Cada um tem o seu. Sem julgamentos: se você precisa chorar agora ou por dias, chora. Se você precisa dormir agora mesmo tendo um monte de coisa pra fazer, durma. Se você tá deprê, fica deprê.
Mas, quando o menor sinal de luz brilhar na sua mente te mostrando o porquê de tudo isso, aí sim, levante. Vá em frente. Faça o que tem que ser feito. E se por ventura você cair de novo, não se culpe, mais lâmpadas iluminadas brilharão na sua mente no decorrer da maré baixa. Só não se culpe por deixar a peteca cair. Talvez seja exatamente disso que você está precisando fazer para resolver tudo.
"Eu sou uma buscadora, dando meus passos no universo. Tentando entender, tentando digerir a vida. Eu não quero parar até encontrar de fato tudo o que venho buscando: dar todo o meu amor!"
– Autor desconhecido
Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.