* Por Thainá Cunha em 28 de maio de 2016
Você é do tipo que morre de medo de perder o controle das situações ou de ter que passar por situações que não estão sob o seu controle? Então eu tenho uma boa e uma má notícia para você. A boa é que você não precisa tentar controlar tudo! Ufa, dá até um alívio pensar nisso por um momento, né?
Mas a má notícia é que: por mais que você acredite, tente, resista e persista, você nunca tem o total controle sobre a vida. Ela simplesmente não está em suas mãos. E tá tudo bem, por incrível que pareça.
Lembra daquele filme Click que passava muito na Sessão da Tarde? Se você nunca assistiu (como assim?), o filme conta a história de Slander, um arquiteto que trabalha muito até encontrar um controle remoto universal que lhe dá o poder de pular partes chatas e ruins da própria vida.
No começo, ele acha que aquela é a invenção do século e usa o controle para definir exatamente como queria a sua vida, mas no final ele percebe que não era bem isso que desejava. Acho que esse filme exemplifica um pouco da nossa tentativa de controlar tudo e todos para que as coisas aconteçam conforme nossas expectativas.
Acontece mais ou menos assim: planejamos uma viagem nos mínimos detalhes, mas o lugar não é tão legal e isso frustra nossa tentativa de controlar uma viagem perfeita, logo ficamos com raiva, tristes e desanimados. Assim como quando estudamos muito para uma prova, nos dedicamos e tiramos uma nota baixa.
Pode acontecer também da falta de controle se mostrar em situações ainda mais extremas como nos acidentes de trânsito, na gravidez, numa doença ou na morte de alguém próximo e querido. Isso é a vida nos mostrando o quanto nossa tentativa de controle é uma ilusão sem fim.
Por mais que isso seja automático e faça parte da nossa necessidade de segurança, eu tenho tentando controlar menos as coisas e deixar que elas sejam como tem que ser. Não é nem um pouco fácil, mas dá sim para tentar.
Quando soltamos o controle, a gente se abre para a vida e confia mais no tempo das coisas. Sim, hoje eu estou aqui para te relembrar que tudo tem o seu tempo, por mais que a gente sinta uma necessidade de forçar o tempo de tudo.
É tão mais legal quando a gente deixa as coisas fluírem, ao invés de tentar controlar tudo. Essencial é perceber a importância de se responsabilizar pela própria vida, mas de fazer isso sem o intuito de definir totalmente os acontecimentos e pessoas ao nosso redor. Faz parte da vida, ter que tropeçar para perceber que não temos o controle e que ele é só mais uma das nossas ilusões. Que a cada dia mais, possamos abrir espaço para a vida acontecer através de nós.
Vamos perder o controle!
Imagens: Google, VisualHunt.com
Thainá Cunha é formada em Jornalismo e mora em Ouro Preto, Minas Gerais. Ela acredita que gente inspirada, motivada e conectada consigo mesma tem um potencial incrível nas mãos. Trazer esse potencial à tona de forma leve e transformadora é a sua missão no site www.varaldeestrelas.com.br
"Eu sou uma buscadora, dando meus passos no universo. Tentando entender, tentando digerir a vida. Eu não quero parar até encontrar de fato tudo o que venho buscando: dar todo o meu amor!"
– Autor desconhecido
Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.