A coisa está um pouco fora de controle. Existe uma epidemia de pessoas ávidas por dinheiro fácil jurando que o melhor caminho para isso é o marketing digital: virar blogueiro, expert em whatever, trabalhar pela internet, inventar um “infoproduto” qualquer, aplicar fórmulas milagrosas e ficar milionário. Eu queria dizer que, apesar de saber que “o mercado seleciona”, essa onda pode prejudicar aqueles que fazem um trabalho sério e dedicam suas vidas para adquirir conhecimentos e ter experiência que realmente possam ajudar e transformar a vida das pessoas. E prejudica não só estes, mas as próprias milhares e milhares de pessoas bem intencionadas que investem seu dinheiro nestes “contos do vigário” acreditando em suas palavras motivadas pela ganância como background. Gastam o dinheiro que muitas vezes não têm, trocando-o por promessas vãs e efeitos temporários, que não promoverão a transformação vendida, mesmo porque nenhuma transformação real acontece tão facilmente, nem de fora para dentro. Enquanto isso, há pessoas que, justamente por terem mais acesso ao conhecimento, sabem o tamanho da sua ignorância. Por isso, têm imensa responsabilidade sobre o que vendem: fazem pesquisas, se qualificam, estudam muito, leem, realmente primam por profundidade, baseiam o conteúdo em experiência própria e não conseguem ser charlatãs. Só que, se este crescimento exacerbado continuar, não vai demorar muito para as pessoas considerarem todos como “farinha do mesmo saco” e ficarem incrédulas quanto a produtos digitais, ponto. Não é assiiiiiim, people! Tem muita gente legal fazendo coisas incríveis e ajudando verdadeiramente as pessoas. Então eu resolvi fazer este manual para que você, que deseja entrar para este mercado, saiba que fazer dinheiro deveria ser uma atividade ética, até para que ele finalmente comece a se concentrar nas mãos de quem o utilizará de forma positiva e contribuirá na co-criação deste mundo melhor em que queremos viver, compartilhando melhor a abundância e investindo corretamente, colaborando com uma economia mais quântica e sustentável.
E também para você, que compra produtos digitais, saiba separar o joio do trigo e não invista seu dinheiro inutilmente só porque uma pessoa conta uma historinha bonita ou tem uma carinha de gente boa. Fique ligado(a) nos seguintes quesitos abaixo. E, cara, de boa, não hesite em me perguntar! Eu estou bem ligada neste mercado…
1 – Conhecimento: Por favor, só entre para este mercado de você realmente tiver conhecimento e expertise para criar um produto EXCELENTE e não mais um diz-que-me-diz-que sopa-da-sopa da autoajuda barata. Não há espaço para mais do mesmo.
Consumidor: Faça uma pesquisa ampla da qualificação desta pessoa e de seu histórico online. Que cursos essa pessoa fez? Ela esteve pessoalmente com grandes experts da área sobre a qual se propõe a falar? Ela tem livros e/ou artigos publicados? Tem realmente credibilidade?
2 – Paixão e propósito: A pessoa que é realmente apaixonada pelo que faz oferece seus serviços e ajuda muitas pessoas independentemente de estar ganhando com isso, alterna palestras e webinários gratuitos e pagos, cobra aqui, mas faz de graça pra quem não tem dinheiro e precisa ali. Sim, todos precisamos monetizar o que fazemos, mas o propósito e a mensagem sempre falam mais alto.
Consumidor: Perceba se esta pessoa dedica seu tempo a oferecer conteúdos gratuitos, responder e-mails e dar atenção ao seu público mesmo quando não está ganhando com isso. Não é uma questão também de aceitar ser sugada o tempo todo, mas sim de ser genuinamente o que diz ser. Perceba se seus e-mails estão sempre querendo vender alguma coisa ou se eles parecem verdadeiros, se realmente lhe inspiram mais do que fazem agitar os cartões de crédito.
3 – Consistência e coerência: agir com consistência e coerência com o que você fala em todas as áreas da sua vida. Ter um estilo de vida que condiz com o que prega. Cagar regra que você não segue é cavar sua própria cova. Mais cedo ou mais tarde a verdade virá à tona. Ou então você precisará se isolar do mundo, para que ninguém veja quem você é na real.
Consumidor: Siga uma pessoa por algum tempo antes de comprar o produto virtual que ela oferece. Veja o que ela fala, veja como vive, mas principalmente pesquise sobre o que falam dela. Essa pessoa tem reputação? Depoimentos sobre ela? Sobre seu trabalho?
4 – Humanidade: Ser coerente não significa que você seja um ser humano perfeito, mas sim que está em busca da sua melhor versão. No entanto, sabe admitir suas falhas, expor suas fragilidades e erros. Se colocar sempre como um ser superior acaba prejudicando seriamente todos os “mortais” que ficam se achando uma merda e pensando que só eles não conseguem atingir aquele nível de perfeição.
Consumidor: Desconfie de seres humanos perfeitos. Todas as pessoas NO MUNDO têm dias bons e dias ruins, lados bons e lados ruins. São bem sucedidas em algumas áreas da vida e mal sucedidas em outras.
5 – Autenticidade: Se você não consegue nem escrever um e-mail por conta própria e segue ipsis líteris o roteiro pregado por seu guru digital, affff, comece já a correr atrás da sua originalidade. O repertório está acabando e as pessoas não aguentam mais ler os mesmos títulos, os mesmos chavões e jargões batidos. Encontre o seu próprio estilo, escreva suas próprias regras. Caso contrário, muito em breve você será um forte candidato aos cliques de “unsubscribe”, ou seja, sair da lista.
Consumidor: Se você perceber padrões repetitivos das pessoas que segue e das newsletters que assina… você não está ficando louco. É mais um marqueteiro seguindo uma cartilha planejada pra te conquistar: cheia de “gatilhos mentais” e mensagens subliminares. Não tem nada de errado em utilizar estas ferramentas, afinal, elas funcionam! Mas saiba reconhecer pelo menos aqueles que o fazem de forma criativa e personalizada do seu jeito, com a sua pegada!
"Eu sou uma buscadora, dando meus passos no universo. Tentando entender, tentando digerir a vida. Eu não quero parar até encontrar de fato tudo o que venho buscando: dar todo o meu amor!"
– Autor desconhecido
Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.