* Por Mari Mel Ostermann em 19 de março de 2018
Quase todas as comprovações científicas de hoje podem mudar em um momento futuro. Já vimos isso acontecer várias vezes.
Mas por que isso acontece?
Por 2 principais motivos:
Independente da nossa sabedoria parcial, nosso impulso é de expansão, de compreensão, de maior entendimento. Ou seja: queremos saber mais e saber melhor. Nem todos percebem esse impulso da mesma forma. Em algumas pessoas, ele fica adormecido. Mas se você é alguém que reconhece a curiosidade/vontade/necessidade de compreensão, eis que existem inúmeros caminhos por onde ir.
E como o tempo é precioso e há muita conversa fiada no mundo, existem mapas para lermos a realidade de forma mais direcionada, certeira, com bases científicas e empíricas, e que servem para todo mundo. E meu mapa favorito é o que Ken Wilber compilou: o SOI – Sistema Operacional Integral. Ou seja, o mapa da famosa Abordagem Integral. Só quem conhece sabe o quanto facilita nosso entendimento de mundo. E pra que serve conhecer esse mapa? Minha resposta mais sincera seria: pra tudo.
Com ele compreendemos nossa evolução, podemos escolher com mais clareza o que queremos desenvolver e também perceber nossas sombras e pontos da personalidade que nos sabotam. Também serve para eu entender melhor o mundo ao meu redor, e criar soluções mais pontuais para relações, empresas, cidades. Quando entendemos o direcionamento das coisas, o que é fundamental e o que é essencial, ficamos menos perdidos, pois já temos um atalho pensado anteriormente por todos os grandes mestres e pensadores antigos e contemporâneos. Ou seja: não precisamos reinventar a roda.
O que afinal abrange a teoria integral? Olha, eu precisaria de algumas páginas para fazer jus à essa maravilhosa meta-teoria, mas cito aqui as lentes principais que usamos para perceber e compreender o mundo (interno, externo, individual, coletivo):
Imagina conseguir sincronizar o entendimento desses 5 pontos para entender a si mesmo? Com certeza seu olhar irá se expandir e ser mais justo e abrangente, captando mais da realidade.
Se te interessa dar um primeiro mergulho (e se reconhecer na) Abordagem Integral, fica aqui meu convite:
Eu e a coach Integral Gabi Picciotto estamos relançando nosso mini-curso gratuito com alguns vídeos sobre o tema! O mini-curso também disponibiliza PDFs com exercícios para auto-descoberta. Vamos formar uma comunidade com olhar mais justo e abrangente? Inscreva-se para receber as aulas gratuitas a partir do dia 22 de março! Para se inscrever, é só clicar AQUI, inserir e confirmar o seu e-mail.
Mari Mel Ostermann é naturóloga integral. Atua clinicando, dando cursos, vivências e consultorias. Junto com a sócia Gabi Picciotto, que é coach integral, criou o Curso Online Integral Way. Uma versão gratuita com quatro aulas sobre Abordagem Integral (incluindo o Eneagrama) será enviada por email aos interessados de 22/03 a 03/04. A versão completa do curso dura três meses.
"Eu sou uma buscadora, dando meus passos no universo. Tentando entender, tentando digerir a vida. Eu não quero parar até encontrar de fato tudo o que venho buscando: dar todo o meu amor!"
– Autor desconhecido
Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.
1 comentário. Deixe novo
muito interessante seus conteúdos gostei muito deles. Parabéns 🙂