“Independência ou morte” foi a frase falada no dia 7 de setembro, há trocentos anos atrás… Então eu vim hoje refletir um pouco sobre esse conceito tão importante… Segundo a wikipedia:
“Independência é a desassociação de um ser em relação a outro, do qual dependia ou era por ele dominado. É o estado de quem ou do que tem liberdade ou autonomia”.
As pessoas associam muito independência com o dinheiro…
O que é independência pra você?
Para mim, é fazer tudo que quero, de acordo com o que sinto e intuo, completamente livre de qualquer autoridade externa ou de leis autoimpostas. É cada vez mais ser humana e revelar a beleza e importância da consciência, a única coisa que nos diferencia de outros seres desse universo. É deixar de ser alvo de manipulações de qualquer espécie: religiosas, filosóficas, mentais… bem ou mal intencionadas. É saber ficar sozinha e gostar da minha própria companhia. Me divertir comigo mesma, não depender de alguém para fazer o que tenho vontade, é me convidar pra jantar!
É deixar o meu estado interno ser a única bússola real, o único norte, o parâmetro que indica o caminho. É deixar pra trás sem medo tudo o que me empaca, que não me faz sentir bem, que me limita, me faz sentir menos do que sou.
Nada substitui a experiência particular de se sentir verdadeiramente autossuficiente: como se pudessem me jogar de paraquedas, sem dinheiro, com a roupa do corpo, em um local inóspito… e ainda assim sentir que sobreviveria, e que novamente reconquistaria tudo o que tenho… de novo, e de novo, e de novo. Porque o único que tenho verdadeiramente é o que SOU. E isso não pode ser roubado, não pode ser tirado.
Então, pra mim, a independência não tem nada a ver como dinheiro… É não depender nem mesmo dele.
Pra resumir em uma frase… Independência é não ser prisioneira de estados mentais que me diminuem e, ao invés disso, me alinhar com a grandeza divina que está contida em mim.
Independência é vida. Quem não tem, nem vivo está… E neste caso, morrer seria só assumir o fato…
"Eu sou uma buscadora, dando meus passos no universo. Tentando entender, tentando digerir a vida. Eu não quero parar até encontrar de fato tudo o que venho buscando: dar todo o meu amor!"
– Autor desconhecido
Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.