*Por Sofi Figueiredo em 04 de abril de 2016.
Sei que qualquer momento de tomada de decisão gera um certo desconforto nas nossas emoções, mente e até no corpo, dependendo do grau de dificuldade que você tem para decidir. Vou te falar que, particularmente, eu acho esses momentos mais “sofridos” como sendo grandes oportunidades criativas de revermos algo que por algum motivo não está nos alimentando, nos fazendo vibrar, nos fazendo crescer e acordar todos os dias com aquela sensação leve e gostosa de que a vida segue. Não, eu não sou masoquista e não gosto de sofrer, lógico que não, só tenho certeza de que se olharmos superficialmente para as dúvidas e dificuldades, iremos sim sofrer muito, mas se olharmos com uma visão mais observadora e pacífica, talvez a gente consiga enxergar que essas encruzilhadas que se apresentam são sim grandes oportunidades para mudarmos o que não está bom, para tomarmos um novo rumo, um que nos leve a recuperarmos nosso brilho nos olhos e nos inspirarmos com nossas vidas.
Agora mesmo estou passando por mais um momento onde grandes decisões precisam ser feitas, algumas delas estão comigo a mais de ano e somente há poucos dias me senti pronta para de fato DECIDIR. E sabe o que aconteceu? A partir do momento que tomei coragem para decidir, bater o martelo, toda aquela confusão, angústia, medo, nervosismo e insegurança que eu sentia quando pensava sobre o que eu deveria fazer da minha vida, sumiram. Isso mesmo! Caputz! Aquele pequenino segundo em que tomei minha decisão passou e eu já me sentia mais leve no segundo seguinte. Mas aqui vai um segredinho pra você: não basta apenas decidir, você precisa estar e se SENTIR por inteiro nessa decisão, sem olhar para trás, confiante em você mesmo. Essa é a grande chave para se libertar destas dúvidas e medos. Decida, esteja por inteiro na sua decisão e não olhe para trás.
Sei que algumas decisões são realmente bem difíceis de tomar, às vezes elas podem envolver uma mudança de emprego, dúvida quanto a contar ou não algo muito sério para alguém, se inscrever em um curso, a mudar de cidade, de país ou sair de um casamento… No meu caso estas três últimas opções me “assombraram” por muito tempo, me deixaram nervosa e muito confusa quanto ao que eu queria pra mim, mas finalmente consegui resolvê-las. Quando me dei conta, estava firmemente decidida e tranquila. Percebi ainda que sem querer utilizei um processo bem simples para tomar estas decisões, o que me ajudou a acalmar minhas emoções e sair dos pensamentos malucos que me impediam de perceber minha intuição, e é isso que quero compartilhar com você agora pois tenho certeza que estas dicas podem te ajudar também:
1 – Pare tudo e respire: antes de mais nada, encontre um local e momento no seu dia para que você possa parar sem ser perturbado. Desligue seu celular, coloque uma placa de “Não perturbe” na porta, sente sozinho na praia, não importa… seja onde for, simplesmente pare por alguns instantes e respire profundamente. Depois passe a observar sua respiração, apenas sentindo a entrada e saída de ar. Só isso! Fique quanto tempo desejar e te fizer bem. Isso vai te libertar das “nóias” da mente e da pressão acerca das decisões que você precisa tomar. Você vai ficar mais calmo porque vai estar focado no presente, na sua respiração que acontece somente aqui e agora.
2 – Pergunte a você mesmo o que é melhor pra você: quando atingir um estado mais calmo e sereno, pergunte para você mesmo qual caminho você quer tomar, qual decisão irá te trazer mais felicidade e de encontro ao que você almeja para sua vida e SINTA o seu corpo. Tente fugir das razões da mente, dos motivos, das justificativas, das crenças sociais. Sinta se as emoções e sensações corporais que surgirem são boas ou ruins, isto vai dizer muito acerca das suas opções. Seja sincero consigo mesmo.
3 – Aja: agora que você já sabe o que será melhor pra você, tome sua decisão e banque ela. Ninguém além de você mesmo sabe o que você sentiu aí em cima, só você sabe, só você pode agir e só você pode ser firme quanto ao que seu coração lhe disse. Sem medos, decida com grande confiança em suas intenções e em você, e sustente sua decisão, não olhe para trás. Vá em frente confiando que tudo sempre está certo. Está tudo certo, não tem nada errado. Curioso que, exatamente quando comecei a escrever este texto começou a tocar uma música no Spotify que me chamou a atenção, agora sei porque. A música diz:
We can never go back… We can only go on and on. (Joy Williams)
É isso, nós nunca podemos voltar, só podemos ir em frente, sempre em frente.
E aí? Está preparado para finalmente tomar aquela ou aquelas decisões que te perseguem a tempos? Vai lá, encara isso de uma vez por todas e abra esse espaço na sua vida, possibilite a entrada de coisas novas e mais alinhadas com a sua essência, com o que brilha dentro de ti. Confie em você e no seu poder pessoal para escolher o que é melhor pra você. Qualquer decisão será acertada desde que você tenha a certeza disso. Respira fundo, decida e siga leve!
Imagens: vimalknz e josemanuelerre via VisualHunt / CC BY-NC , VisualHunt.com
Sofi Figueiredo encontrou o caminho do yoga em 2009 e desde então tem se surpreendido com as grandes transformações que essa prática vem trazendo para sua vida. Decidiu deixar sua profissão de designer para se dedicar ao caminho profundo e de grande missão que é ser professora de yoga. Certificada em Hatha Yoga e Hatha Vinyasa Yoga, Sofi tem o objetivo de passar o yoga adiante com a vontade de que mais pessoas se beneficiem desta prática milenar de desenvolvimento humano. Hoje também organiza cursos na área e é idealizadora do Yoga Blossom, site onde compartilha seus estudos e reflexões sobre a vida. Você pode acessar a sua fanpage clicando aqui.
"Eu sou uma buscadora, dando meus passos no universo. Tentando entender, tentando digerir a vida. Eu não quero parar até encontrar de fato tudo o que venho buscando: dar todo o meu amor!"
– Autor desconhecido
Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.