Por Alana Trauczynski em 11 de julho de 2017
Venho por meio deste confessar que toda essa loucura de “alta performance”, pra mim, dá um ruim só de ouvir.
Tenho sérios problemas com a disciplina, já dizia o diretor da minha escola. Mas o negócio é que eu venho percebendo que isso está sendo empurrado e vendido para todos nós como “o certo”.
Para dar certo na vida e ser feliz você precisa ter alta performance: acordar às 5h da manhã, meditar, fazer 2h de exercício físico, escrever 5.000 palavras, comer x gramas de proteína, escalar o Aconcágua e tomar 6 litros de água, tudo antes do meio dia.
Café? É pecado. Vinho? Causa “delay” na sua taxa de responsividade. Açúcar? Afeta o índice de “God knows what”…
Eu quero deixar bem claro que também não estou aqui para criticar a alta performance e quem se sente realmente atraído por este discurso. Se você é uma dessas pessoas, tudo ótimo, continue lendo este texto que você vai se reconhecer!
Eu só queria ressaltar que a alta performance não é para todos. Você não precisa ficar se sentindo a bosta debaixo do casco da mula se não der conta de fazer tudo o que se prega e ter essa imagem imaculada de perfeição. Mesmo porque talvez isso vá contra QUEM VOCÊ É. Graças a Deus, o mundo é feito de muita diversidade e cada um de nós veio brilhar de uma forma diferente. Todas elas são lindas. Não existe certo e errado.
Para explicar com maior clareza, vou falar um pouquinho, muuuito pouco, sobre uma grande ferramenta de autoconhecimento: o ENEAGRAMA. Segundo o eneagrama, todas as pessoas do universo, absolutamente TODAS, estão divididas em 9 tipos de personalidade. Mesmo que você se ache a pessoa mais diferente e bizarra da face da Terra, você certamente se encaixa em uma dessas 9. E quando você encontrar o seu tipo, vai dizer:
– Caraleoooo, alguém hackeou a minha vida! Não é possível que essa bagaça possa me descrever melhor do que eu mesmo(a) faria. Será que eu tô no Big Brother e não tô sabendo?
Sério. É incrível como esta ferramenta compreende nossos recônditos mais profundos e expõe as verdadeiras motivações para agir como agimos.
Voltando ao meu ponto… Boa parte das pessoas que fazem um tremendo sucesso, tem essa imagem de “super go getter” e pregam a alta performance são do TIPO 3 do eneagrama, que inclusive tem o nome de “O BEM SUCEDIDO”.
Para você ter uma base de alguns tipos 3:
Tonny Robins
Oprah
Deepak Chopra
Tom Cruise
Ayrton Senna
Roberto Justus
Silvio Santos
Segundo a descrição dos tipos, as pessoas do Tipo 3 são centradas na ação ou no planejamento, visando RECONHECIMENTO. O vício emocional é a Vaidade, que, por ser inconsciente, é justificada com a atitude progressista e auto-imagem eficiente. O nome “Bem-Sucedido” vem do seu apego à imagem. Para eles, o sucesso é um meio de conquistar valor próprio. Isso não quer dizer que são felizes. Pelo contrário, os tipo 3 serão mais felizes quando perceberem este padrão de comportamento como sendo uma maneira de se organizar e não o que realmente são. Serão provavelmente mais felizes quando reconhecerem o que querem a partir de si mesmos, não mais por meio do sucesso, da admiração e do reconhecimento.
Portanto, se você não consegue atingir esses padrões, talvez você simplesmente não seja um tipo 3, e tá tudo bem! Você sempre estará perdendo enquanto deixar de ser você mesmo para tentar ser outra coisa. Não existe tipo “bom” ou tipo “ruim”… todos são apenas padrões de comportamento que estão para serem observados e transcendidos.
E você que respirou melhor ao ler esse texto… TAMO JUNTO!
Eu me considero muito bem sucedida e nunca fui da alta performance. Pelo contrário, sempre fui de aproveitar muito a vida… e foi exatamente POR ISSO que eu dei certo. É claro que todas essas coisas que os tipo 3 fazem com facilidade são muito importantes para todos os tipos: eu também defendo a meditação, um estilo de vida saudável, fazer exercícios físicos, ter uma alimentação nutritiva, etc. Mas, acima de tudo, defendo o equilíbrio. Comer doce, dormir mais, ter altos e baixos, tudo faz parte!
Se você gostou desse papo e ficou super curioso sobre o seu tipo, existe um aplicativo chamado ENEAGRAMA PARA LÍDERES. É só baixar gratuitamente. Leia principalmente sobre o seu caminho de desenvolvimento, ou seja, o que você tem que fazer para EVOLUIR (É o mais importante!).
Você também pode assistir a ESTA AULA do Adriano Fromer, que manja muuuuuito de eneagrama!
Se você conhece alguém que precisa desopilar e sair da nóia da busca inconformada pela performance ideal, envie este texto sem se preocupar com a sua imagem. Nossa essência não está contida em nenhuma caixa!
E aqui tem um outro teste simples para você descobrir o seu tipo:
Segundo Russ Rudson – Don Riso
Segundo Russ Rudson – Don Riso
Segundo Russ Rudson – Don Riso
Segundo Russ Rudson – Don Riso
Imagens: Google, Eu de Verdade, Google e arquivo pessoal.
Alana Trauczynski é nômade digital, autora do livro “Recalculando a rota: uma louca jornada em busca de propósito” e criadora do Programa Recalculando a rota, um curso online de autoconhecimento e mudança de mindset para pessoas que querem recalcular a rota de suas vidas para um futuro mais brilhante e fluido. Para conhecer melhor seu conteúdo, curta sua página no facebook.
"Eu sou uma buscadora, dando meus passos no universo. Tentando entender, tentando digerir a vida. Eu não quero parar até encontrar de fato tudo o que venho buscando: dar todo o meu amor!"
– Autor desconhecido
Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.
1 comentário. Deixe novo
Alana, essa ferramenta é fantástica. A única dica que eu gostaria de acrescentar é a de que fazer “teste de personalidade” é arriscado, pois ao respondermos as perguntas podemos dizer muito mais o que gostaríamos de ser do que o que somos. Sabe aquele lance de que “a mente, mente”? É uma própria defesa do ego. Por isso, recomendo que busquem o Instituto Eneagrama, que é a maior escola do Brasil a trabalhar o tema através de treinamentos.