O que essas pessoas estão dizendo não é que elas estão ocupadas, e sim cansadas. Exaustas. Acabadas. Elas estão ocupadas dentro de sua própria ambição desenfreada ou, simplesmente, tomadas pela ansiedade de não saber o que fazer com a ausência desse “trabalho” todo. Quase todo mundo que eu conheço está ocupado. Eles ficam ansiosos e se sentem culpados quando não estão trabalhando ou fazendo alguma coisa produtiva. Essa histeria atual não é uma condição de vida necessária ou inevitável; é algo que nós mesmo escolhemos, algo com o qual consentimos. Há pouco tempo conversei com uma amiga que se mudou de São Paulo por conta do alto custo de vida e hoje vive em um cafofo simples, porém muito aconchegante em uma cidade do interior. Ela me disse que se sentia feliz e relaxada pela primeira vez em anos. Ela continua trabalhando (a beleza do trabalho online), mas isso não consome mais todo o seu dia – e o seu cérebro. Ela tem um círculo de amigos com os quais sai frequentemente para tomar café, e tem até um namorado novo!
A ociosidade é tão indispensável para o cérebro como a vitamina D é para o corpo, e se nos privarmos dela podemos nos tornar raquíticos emocionais. O espaço e a tranquilidade que o ócio proporciona é uma condição necessária para que possamos enxergar o mundo como um todo, fazer conexões imprevisíveis e esperar pelos relâmpagos barulhentos da inspiração – o que é, paradoxalmente, necessário para a realização de qualquer trabalho. A “Eureka” de Arquimedes no banho e a maçã de Newton são apenas algumas das inspirações que vieram em momentos de ócio e de sonhos. Talvez o mundo logo se desintegre se todos se comportarem como eu. Mas minha vida ideal está em algum lugar entre a minha indolência desafiadora e a agitação frenética sem fim desse mundo.
"Eu sou uma buscadora, dando meus passos no universo. Tentando entender, tentando digerir a vida. Eu não quero parar até encontrar de fato tudo o que venho buscando: dar todo o meu amor!"
– Autor desconhecido
Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.