*Por Andrea Krappmann em 14 de abril de 2016
Essas são algumas perguntas que passam na cabeça de boa parte dos profissionais em algum ponto da sua jornada.
Com frequência se queixam de que o estado da sua carreira no presente é resultado de erros, omissões, desencontros e mal-entendidos ocorridos no passado. Dizem levianamente que seria ótimo se pudessem voltar ao passado e consertar os erros, dizer o que não foi dito ou mudar o curso da própria carreira.
É claro que sabemos que isso não é possível, mas do que não nos damos conta quando sonhamos com a máquina do tempo, é que estamos nos focando no passado, além disso, estamos mantendo uma postura mental negativa, pensando nos erros, desencontros, mal-entendidos, demissões, discussões, brigas e perdas. Enquanto estamos preocupados com coisas que já aconteceram, dedicando nosso espaço mental para ruminar o que já não podemos mudar, perdemos tempo; um tempo presente que poderia ser usado para construir um futuro melhor e uma carreira de sucesso.
Estar atento aos pensamentos é algo peculiar. Temos a tendência de acreditar que o que conta é o que fazemos. Então vamos agindo, dando conta de nossas responsabilidades, mas com a cabeça nas nuvens, pensando em coisas que já aconteceram. Reprisamos cenas, diálogos (- E se eu tivesse falado isso no lugar daquilo?…), se tivesse tomado outras atitudes… e se… e se… Ou seja, vamos vivendo no piloto automático com a música dos nossos pensamentos ao fundo!
Nossa atenção é desviada do presente, enquanto a ação do momento merece somente traços de consciência para se manter automatizada, nossa mente consciente está divagando por entre fantasias, memórias e expectativas. Um barulho enorme que acaba gerando ansiedade, frustração e tristeza baseadas em devaneios.
Você sabia que para mudar seu futuro é só mudar seus pensamentos?
Nos convencemos de que se tivéssemos feito algo diferente no passado, nosso presente seria de alguma forma diferente. Além de completa perda de tempo, esse ponto de vista ainda pode estar redondamente errado. A vida é cheia de surpresas, quem sabe se você tivesse feito o que hoje desejaria ter feito, o resultado no longo prazo teria sido muito pior, ou diferente do que você imagina. Não temos como saber, mas perder tempo e espaço mental conjecturando simplesmente não vale a pena.
No filme Questão de Tempo, o personagem principal faz parte de uma linhagem de homens que pode viajar no tempo, no começo ele tenta corrigir erros do passado, dele e dos outros, prevenindo desastres na vida das pessoas que ele conhece. Porém, a cada “correção” no passado, o futuro dele muda, muitas vezes de forma totalmente indesejada. Até que ele percebe que viver o Hoje e o momento presente de forma intensa é o que faz sentido.
O seu mau hábito de viajar mentalmente ao passado lhe trouxe para o aqui e agora e quer você esteja contente com o resultado ou não. Ele lhe colocou no piloto automático da vida.
Agora ficar pensando nisso não vai mudar nada, o que vai trazer mudanças significativas na sua vida é escolher hoje e ficar atento e presente aos seus pensamentos, crenças, refletir sobre mudanças de atitude no presente e entrar em ação. O resultado será a mudança na sua vida externa.
Visualize seu futuro, em como você deseja que as coisas aconteçam, mas foque sua atenção no presente. Reserve momentos para pensar no que você realmente quer para sua vida profissional, pense sobre qual é o trabalho que vai trazer felicidade, planeje e se organize para atingir seus objetivos.
Visualize o seu futuro e sinta todas as emoções que ele vai te trazer, mas viva a vida no presente, com toda a sua atenção voltada para o que você está fazendo agora.
Evite devaneios, pare de reclamar, não julgue o que não sabe, evite ruminar mentalmente sobre o passado e evite fantasiar sobre como você gostaria que o futuro se desenrolasse (exceção para os momentos específicos para visualizar e pensar no futuro).
Experimente viver o presente com foco total. Eu garanto que você se sentirá diferente e depois de alguns dias, concordará que não precisa voltar ao passado. Você é o que você é, graças a todas as experiências que você já passou. O seu futuro será resultado daquilo que está pensando agora, neste exato momento. A sua vida é o resultado dos seus pensamentos.
Mude dentro que sua vida muda fora!
Até o próximo.
Imagens: pixabay , VisualHunt.
Andréa Krappmann é Master Coach de Carreira que já Recalculou a sua Rota para reencontrar sua autenticidade e sua verdade. Hoje usa as ferramentas e a metodologia do coaching de forma única para ajudar pessoas a encontrarem o emprego dos sonhos e terem uma vida profissional mais feliz e com mais significado. Para falar com ela manda uma mensagem [email protected]
"Eu sou uma buscadora, dando meus passos no universo. Tentando entender, tentando digerir a vida. Eu não quero parar até encontrar de fato tudo o que venho buscando: dar todo o meu amor!"
– Autor desconhecido
Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.